Ligações CFQ na internet
Sites nacionais de CFQ:
CFQ Portugal no facebook: aqui
- Canadá: http://www.cfqcanada.com/
- Espanha: http://cfqhispania.blogspot.com/
- Grécia: http://www.cfqhellas.gr/
- Portugal: https://www.cfqportugal.org/
- Reino Unido: http://cfq.org.uk/
CFQ Portugal no facebook: aqui
Melhorias na saúde, registadas nos trabalhos científicos sobre CFQ
Dos seguintes trabalhos científicos identifica-se, que com a prática regular de CFQ, há evidência de:
- redução em/na/no/nos: sintomas de fibromialgia, dor (de várias naturezas), ansiedade, stress, sensibilidades e alergias alimentares e a produtos químicos, enxaquecas, fadiga, artrite, apneia do sono, síndroma de colon irritado, suscetibilidade a ataques de pneumonia, suscetibilidade a infeções, colesterol alto, estado de depressão, estados de tristeza, pânico, pesadelos, medicamentos tomados, asma
- melhoria: qualidade do sono, funções cognitivas, estado de humor, funções físicas, tensão arterial, estado da pele, circulação sanguínea, sentido de vida e de futuro, visão
- reprodutibilidade: alguns resultados foram validados em dois grupos
Publicações científicas sobre CFQ
- 2021, Observational Study of Qigong as a Complementary Self-Care Practice at a Tertiary-Care Pain Management Unit - Journal Article. Resultados: Os praticantes de longa duração consistentemente reportaram benefícios na dor, humor, sono e uma redução da necessidade de medicação para essas condições/aspetos. Foram notados benefícios adicionais na função cardio-vascular, asma, artrite psoriática, diabetes e irregularidades intestinais. Este grupo auto-reportou uma prática média diária de 1 a 2 horas. Coletivamente, os comentários qualitativos consistentemente reportaram benefícios nos domínios chave (dor, humor, sono, qualidade de vida) e múltiplos outros benefícios na saúde. Em termos holísticos, estes resultados podem ser caraterizados como bons ou muito bons. Alguns descrevem uns benefícios tão profundos para a saúde, que podem ser considerados extraordinários (remarkable). Um testemunho de um participante com fibromialgia e dores num ombro e braço: "depois de 6 semanas do programa: a minha dor está significativamente melhor; estou a conseguir fazer muito mais coisas; não estou mais depremido; durmo melhor; raramente acordo a meio da noite; a minha vida está muito melhor desde que eu comecei o CFQ; sinto-me mais confiante; com menos stress; parei a medicação um ano e meio depois de começar o CFQ".
- 2019, Case Series of Multiple Health Benefits in Those Undertaking Extended Qigong Practice as a Complementary Self-care Practice in an Outpatient Pain Clinic - Journal case Report.Estudo realizado com 6 participantes com uma prática de CFQ de 4 a 11 anos. Resultados: Os participantes relataram benefícios na dor, no controlo da dor, na disposição em geral, no sono, em síndroma de intestino irritável, em (hiper-)sensibilidade alimentar e ambiental, em ombro congelado, fascite plantar, em traumatismo craniano, em tendinite nos pulsos, nas funções imunológicas, nas funções respiratórias, na apneia do sono, na mobilidade, na depressão, na ansiedade e em stress pós-traumático. Também foi reportado melhorias na qualidade de vida, aumento de energia e atividade, e um aumento da perspetiva de vida (outlook on life) e de futuro como um efeito geral. A maioria relatou a descontinuação na mediação para controlo da dor e para outras condições. Vários reportaram alterações profundas na saúde. O grupo reportou uma prática consistente e diária de 1.5 a 3 horas por dia.
- 2017, Qigong and Fibromyalgia circa 2017 - Journal review article. Um apanhado geral sobre chikung e fibromialgia, que referencia muitos dos trabalhos mencionados nesta página, mas também trabalhos com outras formas de chikung. Conclusões: benefícios na redução da dor, melhorias no sono e melhoria das funções físicas e mentais. Os benefícios estão relacionados com a quantidade de prática. Em prática extensas, ao longo do tempo, são identificados muitos benefícios em muitas outras áreas não relacionadas com a fibromialgia. Caso mencionado: melhorias inicias em dor, tensão, ansiedade, sensibilidade alimentar e tensão arterial; depois de 12 meses de CFQ: redução drástica de medicamentos e suplementos; depois de 3 anos de CFQ: dores mínimas (ocasionais e localizadas), livre de enxaquecas, melhorias na cognição, no sono, na fadiga, no estado de humor, na pele e na circulação sanguínea. Outro caso mencionado: inicialmente com fibromialgia, artrite, dores nas costas, apneia do sono, colesterol alto, alergias e intolerâncias alimentares, síndroma de colon irritado, ataques frequentes de pneumonia e infeções. Depois de 10 anos de prática extensiva de CFQ: livre de dor e com melhorias em todas as áreas mencionadas.
- 2016c Fibromyalgia and Chronic Pain - abstract. Realça a condução de três tipos de estudos, já realizados e em sequência, com o Chaoyi Fanhuan Qigong (CFQ) em pacientes com fibromialgia: um estudo com 100 pessoas (randomized-controlled trial - RCT); um outro (extension trial - ET) com 20 pessoas; e casos individualizados (IC) de duas pessoas. Realça que no RCT observaram-se benefícios imediatos na dor, sono e nas funções físicas e mentais, e que estes perduraram no pós-estudo. Este estudo também revelou reprodutibilidade dos resultados, através de um segundo grupo para aferição dos resultados. Constatou-se que os benefícios obtidos estavam relacionados com a quantidade de prática realizada. Dados qualitativos confirmaram os dados quantitativos e revelaram ainda mais benefícios na saúde em geral. No estudo ET mais benefícios foram registados, tais como melhoria na asma, na visão e na sensibilidade a químicos e à comida. Nos casos individuais (IC), com práticas mais extensas no tempo (1 a 3 anos) verificou-se substanciais melhorias na dor, sono, nas funções físicas e mentais, e também noutras áreas da saúde. Conclusões: o CFQ quando praticado diligentemente produz assinaláveis benefícios para a saúde nos pacientes com fibromialgia,
- 2016b, Observational Trial of Qigong as a Complementary Practice in People Receiving Treatment as a Tertiary Care Pain Management Unit - poster. Resultados (da prática do CFQ) em estudo aplicado num centro de gestão de dor. Foram identificadas melhorias: na dor (redução) e na gestão da dor, no sono (dormir melhor), no humor geral, na participação em atividades, na redução de medicamentos, no sentido de si próprio e em ter um sentido de vida e de futuro. Alguns comentários de participantes (ver mais no quadro no meio do poster): "A minha qualidade de vida alterou-se dramaticamente para melhor. Agora desfruto muito mais da vida."; "Nem depressão, nem tristeza (devido a dor), só sorrisos e prática"; "Agora necessito de menos medicamentos para dores agudas"; "Quando comecei o CFQ e acordava várias vezes durante as noites com casos de dor, pânico ou pesadelo. Agora, na maior parte das vezes durmo sem acordar." (caso de desordem de stress pós-trauma).
- 2016, Qigong and Chronic Pain: Three Cases of Pain Resolution, Other Health Benefits and Improved Vision with Long-term Practice of Qigong - Journal case report. Considerações finais: Descreve-se acentuados benefícios: em dor crónica de 10 a 20 anos (fibromialgia, artrite, dor mio-fascial); e outros benefícios (dificuldades em dormir, apneia do sono, dores de cabeça, síndroma de intestinos irritados, intolerância alimentares e químicas, alterações da visão), em praticantes do chikung CFQ com 8 a 15 anos de prática. Muitos benefícios são tão acentuados que se pode considerar que a condição foi resolvida (problema eliminado). Há informação quantitativa de melhorias na visão em 3 praticantes: com melhorias logo no primeiro ano e melhorias ao longo de uma década de prática do chikung CFQ.
- 2015, Observational Trial of Qigong as a Complementary practice in a Chronic Pain Program - poster. Sumário: Os dados relevam benefícios, com a prática de CFQ, em pacientes com dor crónica. Mais sentido de controle sobre a sua vida. Alguns dados após 6 semanas do estudo/ensaio: 78.5% indicaram diminuição da dor; 53.5% indicaram melhoria no sono; 78.5% indicaram melhoria na qualidade de vida; e 71.0% indicaram melhoria em outros aspetos da saúde. Alguns comentários após 24 semanas de estudo/ensaio: "Eu já não tenho dores"; "Durmo toda a noite, em praticamente todas as noites - e adormeço depressa, acordo mais fresco"; "Melhorei o meu aspeto geral, a minha paciência e a minha resiliência para com a vida"; e "As minhas sensibilidades à comida desapareceram, agora posso comer o que quiser".
- 2015, Clinical Perspectives on Qigong and Health - Relatório de perspetiva. Uma perspetiva sobre os artigos: A Pilot Trial of Qigong for Treatment of Fibromyalgia de 2009, A randomized controlled trial of Qigong for Fibromyalgia de 2012, Extention Trial of Qigong for Fibromyalgia: A Quantitative and Qualitative Study de 2013, Chaoyi Fanhuan Qigong and Fibromyalgia: Methodological Issues and Two Case Reports de 2013, os quais figuram nesta página. Considerações finais: os ensaios analisados mostram que o CFQ pode produzir benefícios para a saúde em pacientes em condições complexas e de longa-duração. Alguns pacientes continuaram com uma prática extensa tendo tido benefícios iniciais e também transformações de vida (para melhor).
- 2014b, Qualitative Analysis of a Controlled Trial of Qigong for Fibromyalgia: Advancing Understanding of an Emerging Health Practice - Journal article. Conclusões: As abordagens quantitativas e qualitativas indicam que o Chikung CFQ é uma prática de autocuidado promissora para a gestão da fibromialgia, especialmente quando praticada de forma diligente ao longo do tempo (diariamente durante 8-12 semanas e prática regular de 6-12 meses). Foram identificados, em avaliações qualitativas, benefícios para a saúde em outras áreas, contudo incentiva-se à realização de estudos posteriores. Os benefícios indiciam estar relacionados com a quantidade de prática.
- 2014c, Poster
- 2014, Qigong and Fibromyalgia Randomized Controlled Trials and Beyond - Journal article. Conclusões relativas aos ensaios com CFQ: Redução significativa da dor, melhorias no sono e nas funções físicas e mentais, e na qualidade de vida. Foram identificadas melhorias noutras áreas da saúde: alergias alimentares, sensibilidades a produtos químicos, asma, enxaquecas, pressão arterial e ao nível da vista. No grupo que fez uma prática adicional (prática média de cerca de 1 hora/dia) de forma regular, alguns descontinuaram a medicação que tinham (enxaquecas, asma, problemas no sono e dores).
- 2013b, Chaoyi Fanhuan Qigong and Fibromyalgia: Methodological Issues and Two Case Reports - Journal article. Conclusões: estes dois casos mostram que níveis intensos de pratica de CFQ podem levar a significantes benefícios na redução da dor e outros sintomas de fibromialgia. Melhorias ao nível de: sono, disposição, estados emocionais, alimentação e alergias. Ambos deixaram de tomar medicação e voltaram às suas vidas profissionais. Seguimento ao longo de três anos de prática, duas horas por dia de prática, alguns dias com cinco horas de prática (dias de prática em grupo com instrutor CFQ), assistência a seminários com Sifu.
- 2013, Extention Trial of Qigong for Fibromyalgia: A Quantitative and Qualitative Study - Journal article. Conclusões: Este estudo indica que uma prática diligente de CFQ, uma forma particular de Chikung, produz benefícios sustentáveis em fibromialgia. Os comentários qualitativos indicam benefícios a nível da saúde em outras áreas também. Os benefícios estão relacionais com a extensão da prática.
- 2012b, A randomized controlled trial of Qigong for Fibromyalgia - Poster. Conclusões: A prática do CFQ produziu melhorias significativas na dor, sono, impacto e funcionamento físico e mental. As melhorias foram mantidas por 6 meses, indicando boa durabilidade dos resultados. O grau de melhoria está relacionado com a quantidade de prática. Este estudo indica que CFQ é eficaz como um tratamento adjuvante para a fibromialgia.
- 2012, A randomized controlled trial of Qigong for Fibromyalgia - Journal article. Conclusões: Deste estudo extrai-se a indicação de que a prática de CFQ, uma forma particular de Chikung, leva a efeitos benéficos em fibromialgia em vários domínios e que pode ser um auxiliar útil no tratamento da fibromialgia.
- 2009b, Controlled Trial of Qigong for Fibromyalgia - Poster. Conclusões: Este estudo revela que a prática do chikung CFQ produz efeitos benéficos em casos de fibromialgia nas áreas de: dor; sono; qualidade de vida física e mental, assim como no questionário geral sobre fibromialgia (Fibromyalgia Impact Questionnaire (FIQ)). Tais efeitos indicam que que o CFQ é um útil adjuvante nos casos de fibromialgia. Os participantes que praticaram por maiores período de tempo obtiverem maiores benefícios.
- 2009, A Pilot Trial of Qigong for Treatment of Fibromyalgia - Letter to journal editor. Considerações finais: Este teste piloto forneceu provas que indicam que a prática do chikung CFQ apresenta benefícios em relação à dor e à qualidade de vida referente à saúde em pacientes com fibromialgia. Uma característica notável observada é a durabilidade dos efeitos, que se mantêm após 6 meses do ensaio.
- 2008, A Pilot Trial of Qigong for Treatment of Fribromyalgia - Poster. Conclusões: Este estudo demonstrou uma evidência inicial de que a prática do CFQ pode beneficiar os pacientes com fibromialgia, nomeadamente na redução da dor, na melhoria em vários aspetos da saúde e na redução do impacto da fibromialgia na vida dos pacientes. Recomenda a execução de futuro estudos mais completos.
Publicações científicas sobre CFQ em Portugal
Até agora, só há estudos de CFQ no Canadá e com enfoque principal na fibromialgia.
Está a decorrer um estudo clínico também sobre fibromialgia em Espanha.
Contudo esta prática tem potencial de efectividade para fibromialgia e para muitas outras enfermidades.
Lança-se o desafio de que se faz parte de alguma associação de doentes que nos faça uma proposta de realização de um estudo.
É assim que o mundo avança, ou pelo menos, que o mundo fica esclarecido.
Para lá do nosso horizonte conhecido, há muitas coisas boas por descobrir.
Vamos lá.
Está a decorrer um estudo clínico também sobre fibromialgia em Espanha.
Contudo esta prática tem potencial de efectividade para fibromialgia e para muitas outras enfermidades.
Lança-se o desafio de que se faz parte de alguma associação de doentes que nos faça uma proposta de realização de um estudo.
É assim que o mundo avança, ou pelo menos, que o mundo fica esclarecido.
Para lá do nosso horizonte conhecido, há muitas coisas boas por descobrir.
Vamos lá.